Seta

3ª Etapa Surf Talentos Oceano 2018

O final de semana dos dias 21 e 22 de Julho foi de show de surf na Praia Central de Balneário Camboriú, onde rolou a terceira parada do Circuito Surf Talentos Oceano. 

O sábado amanheceu com um dia lindo de sol e foram definidas três Categorias do Circuito apresentado pela rede Mini Kalzone e patrocinado pela Oceano Surfwear, evento que visa formar novos talentos e dar apoio total para as futuras gerações.

No feriadão de aniversário da cidade, a praia Central de Balneário Camboriú ofereceu ondas de meio metro, com boa formação no turno da manhã e um pouco balançada no turno da tarde, onde competiram as Categorias Iniciantes, Mirim e Junior. As três categorias foram concluídas, apresentando os seguintes resultados:

Na Categoria iniciantes, Heitor Muller, de São Francisco do Sul (SC), confirmou a expectativa e ganhou a sua terceira etapa seguida no Circuito, totalizando 18.000 pontos no Ranking. Leo Casal, de Florianópolis (SC), acabou de voltar de um período na Austrália e fez a segunda colocação na Categoria. O paranaense Lucas Cainan ficou na terceira colocação, e Noah Machado, de Piçarras (SC), ficou com a quarta colocação.

Na Categoria Mirim, o Argentino Juan Cruz Ruggiero apresentou um show de surfe e foi o grande campeão, deixando o Kaue Germano, de Maresias (SP) com a segunda colocação. Leo Casal fez mais um pódio no evento, ficando em terceiro lugar. Artur Romão, de São Francisco do Sul (SC) ficou em quarto. Juan Cruz, após a sua vitória, disse que esta competição “está muito forte e que os atletas são muito bons”.

Na principal Categoria do Circuito, onde está em jogo uma viagem completa para as Mentawais (Indonésia), com as passagens pagas pelo Açaí Paradise e a estadia de 12 dias embarcado e com tudo pago pela Sibon Charters, o Paranaense Edson de Pra, que defende a liderança no Ranking na Categoria, surfou muito e levou a etapa, fazendo uma virada no final da bateria em cima do Imbitubense (SC) residente em Maresias (SP) Leonardo Barcelos, que ficou com a segunda colocação. O paranaense Kainan Meira ficou em terceiro lugar e João Godoy, de Florianópolis (SC) ficou em quarto, depois de ter feitos grandes resultados nos últimos eventos na Joaquina (SC).

Uma curiosidade interessante foi que os três campeões estavam usando a lycra da cor vermelha. Será relevante observar o desempenho das cores das lycras durante as disputas das Categorias que acontecerão neste domingo: Petiz Masculina, Infantil Masculina e as categorias femininas (Sub 12, Sub 16 e Open). As baterias terão início as 8hs.

A previsão indica que o mar manterá o tamanho deste final de tarde e o vento ficará mais fraco. O tempo seguirá parcialmente nublado, com predomínio de sol. Será um ótimo dia de praia!

O Técnico do Time Catarinense de Surfe, Balu Schroeder, disse que a “Oceano Surfwear, junto à FECASURF, conseguiu colocar o Sistema de Prioridade na competição, possibilitando ensinar aos atletas da categoria de base a participar do Circuito Mundial”.

Durante o evento o Projeto Prancha Ecológica, da associação Ecogaropaba, estará presente com as suas pranchas fabricadas com garrafas PET. Simultaneamente, o Studio FunSurf estará oferecendo atividades físicas de treinamento funcional para o surfe.

DOMINGO

Após a conclusão das Categorias masculinas Junior, Mirim e Iniciantes no sábado, foram realizadas no domingo as Categorias masculinas Infantil e Petiz, além de todas as Categorias femininas (Sub 12, Sub 16 e Open).

O Paranaense Anuar Chiah, de Matinhos, levou duas Categorias e foi o grande destaque do evento. Na Categoria Petiz ele ganhou a terceira etapa seguida, somando 18.000 pontos no Ranking do Circuito. 

A segunda colocação ficou com o Havaiano Keone Roitman, destacando o caráter e o reconhecimento internacional do Surf Talentos. O paulista João Vitor conquistou o terceiro lugar, seguido pelo Kaua Carvalho, de Matinhos (PR).

Já na Categoria Infantil, que também foi vencida por Anuar Chiah, o segundo lugar ficou com local de Balneário Camboriú Antônio Vitorino, com o paranaense Lukas Camargo em terceiro e havaiano Keone Roitman em quarto.

Anuar Chiah, em entrevista, falou: “o Circuito Surf Talentos Oceano é um campeonato muito show, quero sempre estar aqui, ganhei as Categorias Infantil e Petiz, e vamos para a próxima”.

Na Categoria feminina Sub 12, é notória a evolução do surfe feminino. A paranaense de Matinhos Gabriely Vasque surfou muito e foi a grande vencedora. Gabriely é a atual Campeão Brasileira Sub10 e Campeã Paranaense Sub12. O segundo lugar ficou com a também paranaense Luara Mandeli. Alma Corgiolu, da Praia do Rosa, ficou na terceira colocação e a paulista de Camburi Giovana Donato na quarta.

Já na Categoria feminina Sub16, a Atleta da Guarda do Embaú (SC) Pamela Mel quebrou a sequência de vitórias da atleta de São Francisco do Sul (SC) Ana Romão e ficou em primeiro lugar, deixando a Ana com a segunda colocação, porém ainda na liderança do Ranking. Kiany Hyakutake, da Joaquina (SC) ficou em terceiro lugar, superando Rafaela Coelho, da Guarda do Embaú (SC), que ficou com a quarta posição.

A Categoria Open Feminina foi um grande vira-vira entre nas duas primeiras posições, e no final a primeira colocação ficou com a Argentina Coco Cianciarulo, seguida pela paranaense Andressa Carvalho. Ana Romão ficou em terceiro lugar, deixando a atleta Nathalia Schier, também de São Francisco do Sul (SC), com a quarta posição.

Após todas as finais do dia anterior terem vencedores vestindo a lycra de cor vermelha, neste domingo as três primeiras finais repetiram o feito. A série só foi quebrada na final Feminina Open, onde a atleta de vermelho estava liderando até os últimos minutos, quando foi vencida pela lycra de cor preta. Na última bateria do dia, a lycra vermelha ficou com a terceira colocação.

Como esta foi a última etapa do Circuito Classificatório da FECASURF SC-QS, valendo vaga para o Circuito SC-TOUR, que determinará os Campeões Catarinenses, a Federação anunciou durante a premiação quem foram os Campeões do SC-QS de cada Categoria. Além disso, a FECASURF ainda realizou uma reunião com os Atletas que representarão o Time Catarinense de Surfe no Campeonato Brasileiro no mês que vem.

É bem provável que a última etapa do SC-TOUR da FECASURF seja a última etapa do Circuito Surf Talentos Oceano, onde será determinado e anunciado também que serão os novos Campeões Catarinenses.

Conforme o Diretor Técnico da FECASURF José Olegário (vulgo Didi), “é muito importante isso que está acontecendo, e nesta ação, novas revelações estão chegando no cenário do surfe nacional, através do Circuito Surf Talentos Oceano e da FECASURF”.

Conforme Sabrina Eggert, da patrocinadora Oceano Surfwear, “o Circuito Surf Talentos Oceano está tendo uma repercussão muito maior do que nos anos anteriores, nós temos evoluído bastante com o próprio esporte, com as crianças participando e muito dedicadas. O prêmio da Categoria Júnior tem atraído muito mais os atletas para competirem e fazerem bem feito. O apoio dos patrocinadores e dos parceiros de cada cidade em que acontece o evento tem sido muito bacana, a gente sempre tem tido atividades extra-surfe, como as do Keep The Ocean Blue e atividades físicas, dentre outras. O Circuito está cada vez mais legal”.

O Projeto Keep The Ocean Blue realizou diversas ações de educação socioambiental, e sorteou 10 kits na atividade do Quiz das redes sociais. Também foi realizada uma limpeza na Ilha das Cabras, com coleta de dados técnicos, em parceria com a Associação das Escolas de Surfe de Balneário Camboriú, do Corpo de Bombeiros e da Virada BC.

Além da coleta dos resíduos e dos dados, por praticantes de Stand Up Paddle, será gerado um documento técnico através de um Biólogo Gestor Ambiental contendo sugestões para o gerenciamento público dos resíduos sólidos na Ilha.

Durante o evento o Projeto Prancha Ecológica, da associação Ecogaropaba, esteve presente com as suas pranchas fabricadas com garrafas PET, assim como o Studio FunSurf, que ofereceu diversas atividades físicas de treinamento funcional para o surfe.

Houve um encontro muito interessante durante o evento: O Projeto de surfe feminino “1001 Sereias”, de Balneário Camboriú, comandado pela lenda do surfe Saulo Lyra, interagiu com o Movimento “Elas Também Dropam”, de Florianópolis, comandado pela Diretora de Surf Feminino da FECASURF Tina Vilela. Na oportunidade, além da consequente interação e integração, Saulo abordou o tema Psicologia Esportiva com as atletas.

A galeria de fotos do evento feitas pelo fotógrafo Marcio David está disponível na fanpage oficial do Surf Talentos Oceano.

O Circuito conta com o Patrocínio da Oceano Surfwear, rede mini Kalzone, Mormaii, Dragon, Silverbay e Pró Ilha Surfboards. Como Copatrocinadores o Circuito conta com a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú (por meio da Fundação Municipal de Esportes), a Construtora Taroii e o Açaí Paradise. Os apoiadores são: Vieiras Hotel, Surfer’s Paradise, Kbral Auto Center, Studio FunSurf e Hotel Shallon.

Texto: Assessoria de Imprensa Surf Talentos

Fotos: Marcio David

Heitor Mueller
Heitor Mueller
Edson de Pra - Campeão Junior de duas (São Francisco do Sul e Balneário Camboriu) das três etapas realizadas do Circuito Surf Talentos Oceano 2018
Edson de Pra - Campeão Junior de duas (São Francisco do Sul e Balneário Camboriu) das três etapas realizadas do Circuito Surf Talentos Oceano 2018
João Godoy
João Godoy
Ryan Cordeiro mostrando modernidade em seu arsenal de manobras
Ryan Cordeiro mostrando modernidade em seu arsenal de manobras
Hedieferson Junior sempre brigando pelas primeiras posições com muita técnica e estilo
Hedieferson Junior sempre brigando pelas primeiras posições com muita técnica e estilo
Parceria pai e filho! Ryan Campos e seu pai Flavio sempre presentes nas Etapas do Circuito Surf Talentos Oceano
Parceria pai e filho! Ryan Campos e seu pai Flavio sempre presentes nas Etapas do Circuito Surf Talentos Oceano
 Estrutura do campeonato em frente a galera Maxim
Estrutura do campeonato em frente a galera Maxim
Campeões Iniciante, Mirim e Junior: Heitor Mueller, Juan Ruggiero e Edson de Pra, respectivamente
Campeões Iniciante, Mirim e Junior: Heitor Mueller, Juan Ruggiero e Edson de Pra, respectivamente
Pódio Junior
Pódio Junior
Podio Iniciante
Podio Iniciante
Podio Mirim
Podio Mirim
Heitor MuellerEdson de Pra - Campeão Junior de duas (São Francisco do Sul e Balneário Camboriu) das três etapas realizadas do Circuito Surf Talentos Oceano 2018João GodoyRyan Cordeiro mostrando modernidade em seu arsenal de manobrasHedieferson Junior sempre brigando pelas primeiras posições com muita técnica e estiloParceria pai e filho! Ryan Campos e seu pai Flavio sempre presentes nas Etapas do Circuito Surf Talentos Oceano Estrutura do campeonato em frente a galera MaximCampeões Iniciante, Mirim e Junior: Heitor Mueller, Juan Ruggiero e Edson de Pra, respectivamentePódio JuniorPodio IniciantePodio Mirim