Seta

1ª Etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2014


A bela Prainha, na histórica cidade de São Francisco do Sul, litoral norte do estado, sediou neste fim de semana a tradicional etapa de abertura do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2014, com a participação de 138 surfistas de todo estado, na disputa pelos 2000 pontos no ranking da Fecasurf.

As competições começaram no sábado com ondas de um metro, mas com formação irregular, devido ao vento sul forte que soprou durante todo o dia. No fim da tarde de sábado, o vento ainda aumentou de intensidade e a Fecasurf acabou interrompendo o evento. No domingo o vento ficou mais fraco e as ondas melhoraram bastante, proporcionando um verdadeiro show de surfe dos melhores surfistas catarinense da nova geração.

Na categoria Open quem largou na frente foi o surfista de Florianópolis Ramiro Rubin, que precisou se esforçar bastante para superar seus adversários na grande final, que foi uma verdadeira batalha, com muitas ondas surfadas entre os surfistas da principal categoria do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2014. Ramiro somou 12.90 pontos contra 11,75 pontos do local da Praia Grande, Leandro da Silva que bateu na trave e ficou na segunda colocação. Completaram o pódio Bruno Silva de Florianópolis na terceira colocação somando 11,40 pontos e Dereck Adriano na quarta colocação com 4,60 pontos.

A final da categoria Junior foi disputadíssima, principalmente entre os locais da Prainha, Gustavo Ramos e Alcides Lopes Neto.  O grande vencedor foi Gustavo somando 13,15 pontos contra 10,10 pontos de Alcides que acabou na segunda colocação. Na terceira colocação ficou o surfista paulista Pedro Tanaka e na quarta colocação o surfista de Imbituba Ian Tavares.

Na Categoria Mirim, mais uma grande disputa que acabou com a vitória da prata da casa Luan Garcia, mostrando que conhece bem as ondas da Prainha, onde é local.  Na categoria Máster, o bicho também pegou, e o surfista do Maranhão, radicado em Florianópolis, Álvaro Bacana, achou as melhores ondas e foi o campeão e largou na frente em busca do seu bicampeonato.

A categoria Iniciantes foi até bonito de se ver, boas ondas surfadas, boas manobras e quem venceu foi o surfista Wallace Vasco, de Florianópolis, mostrando surfe de gente grande.  Na categoria Feminina a surfista Larissa Adriano de Navegantes foi a grande campeã.

Na categoria Infantil deu dobradinha dos irmãos Guimarães. Walley foi o campeão, e Arian Guimarães ficou na segunda colocação. Completaram o pódio o imbitubense Vinicius Barcelos na terceira colocação e Ian Casal na quarta colocação. Na categoria Deficientes Auditivos, André Menezes venceu, e sai na frente liderando o ranking Fecasurf 2014.

Um dos destaques desta primeira etapa do circuito foi o surfista prata da casa Alcides Lopes Neto, que mostrou conhecer muito bem as ondas da Prainha, onde treina diariamente. Neto fez a maior somatória de 17,25 pontos nas duas melhores ondas da primeira bateria das semifinais da categoria Junior, e também a maior nota da competição 9,75 pontos.  Ramiro Rubin de Florianópolis também marcou 9,75 pontos na sétima bateria do primeiro round da categoria Open.

A próxima etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2014 acontece em Florianópolis, na Praia do Santinho, nos dias 08 e 09 de março, e as inscrições já podem ser feitas na Fecasurf pelo fone 48-3025-1880. Também durante a segunda etapa acontecerá à entrega dos troféus aos Campeões Catarinenses 2013.

O Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2014 tem o patrocínio da Oceano, KOB – Keep The Ocean Blue, Skull Surf Boards, Mormaii, Dalila Têxtil,  o co-patrocínio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, o apoio da Pró Ilha, Surf Bar, Harry Restaurante, Rei do Frango, Açaí do Chuck, Banana Joe, Portal Mex, Banana Wax, Pousada da Ilha, Teahupoo, Planeta Pano, Surfebem, Qualifísio, Bar do Banana, a divulgação do Site Waves, Jornal Drop, Revista Solto, e a realização é da Federação Catarinense de Surf e Associação Francisquense de Surf.

Texto: Fecasurf

Resultados – Prainha
   
OPEN
1º - Dereck Adriano  
2º - Leandro da Silva
3º - Ramiro Rubin     
4º - Bruno Silva

JUNIOR
1º - Gustavo Ramos 
2º - Alcides Lopes Neto        
3º - Pedro Tanaka     
4º - Ian Tavares

MIRIM
1º - Luan Garcia        
2º - Giovanne Picaski           
3º - Hebert Moreno   
4º - Kaio Faustino
 
INICIANTES
1º - Wallace Vasco   
2º - João Godoy        
3º - Leonardo Barcelos         
4º - Vinicius Barcelos
           
INFANTIL
1º - Walley Guimarães         
2º - Arian Guimarães
3º - Vinicius Barcelos           
4º - Ian Casal
         
FEMININO
1º - Larissa Adriano  
2º - Evelin Conceição           
3º - Marina Resende
4º - Laura Pohl
      
MÁSTER
1º - Alvaro Bacana    
2º - Ricardo Michereff          
3º - Adriano Lemos   
4º - Cleverson de Souza
 
DEFICIENTES AUDITIVOS     
1º - André Menezes  
2º - Sergio Renato    
3º - Ramarone Vieira
4º - Rodrigo Campos