Keep The Ocean Blue

Seta

O mundo de amanhã

THE OCEAN CLEANUP INICIA SUA PRIMEIRA OPERAÇÃO PARA REMOVER PLÁSTICO DO OCEANO PACÍFICO

THE OCEAN CLEANUP INICIA SUA PRIMEIRA OPERAÇÃO PARA REMOVER PLÁSTICO DO OCEANO PACÍFICO

A Ocean Cleanup, uma iniciativa holandesa sem fins lucrativos que quer livrar os mares do lixo plástico, lançou seu o System 001 aos mares em 8 de setembro de 2018. Rebocado da Baía de São Francisco pelo navio Maersk Launcher, a barreira flutuante em forma de U de 600 metros de comprimento com uma “saia” de 3 metros será arrastada ao longo da superfície da água para recolher o lixo.

Quando chegar ao seu destino, o sistema está programado para ser impulsionado pelo vento e pelas ondas, coletando o plástico à medida que se move pelo oceano.

Devido ao seu formato, os detritos serão canalizados para o centro do sistema. Movendo-se ligeiramente mais rápido que o plástico, o sistema agirá como um gigante Pac-Man, passando pela superfície do oceano.

Operação mira na Grande Porção de Lixo do Pacífico

A meta da operação é a Grande Porção de Lixo do Pacífico, uma concentração de resíduos plásticos que contém pelo menos 79.000 toneladas de material espalhadas por 1,6 milhão de quilômetros quadrados – e que não para de crescer. Localizado no meio do caminho entre a Califórnia e o Havaí, o patch supostamente contém 1,8 trilhão de peças de plástico e cobre uma área equivalente aos territórios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo somados.

Inicialmente, o sistema navegará a 240 milhas náuticas da costa por 14 dias de testes em sua configuração em forma de U. A equipe terá então a opção de voltar se os testes não forem bem-sucedidos.

Mas a esperança é que eles continuem a 1.200 milhas náuticas em direção ao lixo, onde a limpeza real começará.

Ver Mais